Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

E AGORA ??

O MUNDO VISTO PELOS MEUS OLHOS

FRANCISCO O PAPA

por ARMANDO CORREIA, em 29.01.14

Já tinha sido nomeado pessoa do ano pela revista Time, agora é a vez da Rolling Stone dar primazia a Francisco com a edição de Fevereiro a ele dedicada.

Este homem que tanto relevo ganhou em tão pouco tempo tem mudado a imagem da igreja no mundo e vem cativando milhares de crentes entretanto afastados da igreja.

A imagem de Francisco é afável e trouxe á igreja um ar mais leve e simples, determinado nas suas mudanças, o Papa começou logo a mudar a imagem da igreja na sua primeira aparição.

Desde visitas e cerimónias em cadeias, a uma proximidade muito maior com as crianças, até a uma abertura maior relativamente ás minorias, o papa Francisco vai fazendo o seu caminho com episódios que lhe valem já uma proximidade com o povo no mundo.

Roma vive hoje uma afluência muito maior de fieis que se dirigem ao vaticano e multiplicam-se os pedidos de paises que querem que Francisco os visite.

Na primeira visita ao Brasil Francisco viria mesmo a criar muitas dores de cabeça á segurança ao teimar em quebrar o protocolo.

Existem vários episódios já protagonizados por Francisco como o caso da cadeira que o Papa puxou para que um guarda suiço se sentasse após estar várias horas a a seu lado, ou até o batismo de um filho de uma mãe solteira que para mim foi muito significativo dado que em Portugal os velhos do restelo teimam em bater o pé á modernidade, vivendo enclausurados nas suas igrejinhas de aldeia, esperando vassalagem.

Muitos seriam os episódios que aqui poderiamos salientar, mas fiquemo-nos por aqui.

A pergunta que ficará é até que ponto Francisco mudará a face da igreja?

Para já Francisco é querido e homenageado por muitos, e merece.