Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

E AGORA ??

O MUNDO VISTO PELOS MEUS OLHOS

CIGARROS ELECTRONICOS - VERDADE OU CONSEQUENCIA

por ARMANDO CORREIA, em 15.04.14

 

Os cigarros electrónicos estão na moda, e as lojas crescem como cogumelos por todo o pais, a ASAE tem estado atenta a este novo fenómeno e a comunidade cientifica também.

Quanto aos consumidores ávidos de novidade enchem essas lojas quase como que se de um acto social se tratasse e é vê-los pelos centros comerciais, cafés e afins de cigarro electronico nos lábios como se estivessem numa espécie de atitude desafiante perante aqueles que ainda fumam o cigarro tradicional, e não o podem fazer nesses espaços.

Pelo que me apercebi, as luzinhas que acendem nos cigarros podem ser de várias cores e a intensidade de sabor e de nicotina varia consoante o que se decide adquirir.

No entanto, os beneficios apregoados podem não ser verdadeiros.

Dois cientistas realizaram agora um estudo onde analizaram os efeitos sobre as celulas bronquicas, do cigarro electronico e do cigarro convencional e a verdade é que as mutações genéticas verificadas são identicas.

Embora não se possa confirmar ainda que a utilização de cigarros electronicos possa provocar cancro, os resultados não são animadores.

Por outro lado surgem também informações de que o armazenamento em casa das substâncias utilizadas nos cigarros electronicos pode ser altamente perigosa dado que o simples contacto das mesmas com a pele ou a sua ingestão em pequenas quantidades pode ser faltal.

Em portugal bem como nos E.U.A a diluição da nicotina bem como a manipulação das substâncias ainda não se encontra devidamente regulada pelo que deixa uma porta aberta a potenciais erros por parte dos fornecedores.

De qualquer forma, no meu ponto de vista, esta poderá ser uma moda passageira, muito embora me pareça estranha esta " explosão " de lojas por todo o pais.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.