Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

E AGORA ??

O MUNDO VISTO PELOS MEUS OLHOS

MEDICAMENTO FALSIFICADO CAUSA ALERTA

por ARMANDO CORREIA, em 23.04.14

Mais uma vez surgem noticias de um medicamento falsificado, mais própriamente o Transtuzumab, aparentemente poderia parecer algo não muito grave, não fosse o custo de cada ampola deste principio activo e o seu destino.

Este medicamento comercializado por uma grande multinacional, tem-se revelado de uma extrema importância nos estadios iniciais do Cancro da mama uma das doenças que continua a causar muitas mortalidade a nivel mundial.

O medicamento em causa aparentemente roubado em Itália pode ser mais lucrativo que outros negócios ilicitos dada a sua importância e o seu custo e a dificuldade que os doentes ainda poderão ter em obter autorizações para este tipo de tratamentos.

O que me causa algum alarmismo neste tipo de noticias, é a nova vaga que surge com roubos de produtos medicamentosos de alto custo, que parecem ser apeteciveis no mercado negro.

Além disso este tipo de circulação indevida de medicamentos levanta problemas ao nivel do controle que é efectuado pelos profissionais, pelo que deveremos ter ainda mais cuidado com o registo de lotes que adquirimos no mercado.

Uma das soluções passaria eventualmente pelo baixa significativa dos medicamentos de alto custo, com vista a desincentivar o seu roubo e falsificação.